sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

DIFERENÇA ENTRE MEMÓRIA E DISCO RÍGIDO

Olá Alunos!

Final de ano...demorei a postar mas agora vamos que vamos.
Nessa minha "aula" de hoje conversaremos sobre MEMÒRIA e DISCO RÍGIDO.

Esse dois dispositivos de HARDWARE (parte física) são parametros mencionados quando vamos adquirir um computador. Eles armazenam informações em nosso computador usando uma unidade chamada BYTE.

O que é um BYTE? É a menor unidade de informação que faz algum sentido. (Definição simplificadíssima).
Exemplo: a letra "A" digitada ocupa 1 Byte. Ou seja o nome LUIS, que tem 4 letras, ocupa 4 Bytes em espaço de armazenamento. Simples né?
Bem, então temos duas partes que armazenam informações como já disse a MEMÓRIA e o DISCO RIGIDO, ou HD, Hard Disk, sigla em Inglês. Entre esses dois tem uma grande diferença. A MEMÓRIA armazena informações SOMENTE durante o uso do computador, ou em outros termos durante o seu processamento. Ela é uma memória que só armazena os dados enquanto o computador está ligado. Por uma razão de projeto, o centro de processamento do computador, troca informações muito, mas muito rapaidaamente quando os dados estão na memória. Uma boa memória está sendo vendida com a capacidade de armazenar 4.000.000.000 de Bytes, ou 4 Bilhoes de Bytes. Normalmente se usam os prefixos gregos, então isso tudo aí se escreve 4GB, ou 4 Gigabytes. Repare que ao ligar o seu computador, seu sistema operacional é carregado em partes para a MEMÓRIA, repare na luzinha que fica piscando ao ligar o computador, são os dados que estão sendo carregados para a memória para que o computador funcione. POR ISSO QUE SE FALA QUE QUANTO MAIS MEMÓRIA MELHOR, POIS ESTA PARTE DO COMPUTADOR É QUE SE USA PARA ARMZENAR OS DADOS ENQUANTO QUE O COMPUTADOR ESTA SENDO USADO.Abaixo o aspecto de um "pente" de memória.
De onde vem o sistema operacional para a memória e onde eu gravo os meus arquivos?
Resposta: NO DISCO RIGIDO.
Ele tem uma capacidade que já alcança os 1000GB, ou 1 TB (um terabyte) e tudo que fizemos no computador ao clicar no comando salvar, grava para ele. É um dispositivo EletroMecanico (a foto mostra um disco aberto) onde as informações sao gravadas de forma magnetica nos pratos magnetosensiveis. Esta unidade fica dentro da caixa do computador na maioria das vezes e hoje é possivel adquirir discos externos para copiarmos o conteudo importante do disco interno, o famoso backup.
Falar nisso...tu faz backup?

Nenhum comentário:

Postar um comentário